quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Se toca


Aquele que me aceita de verdade e me ama em primeiro por dentro, seja como for do lado de fora, é e sempre será meu filho.Portanto seu irmão.
 Jamais questione ou julgue.
 Deus...
 Mayala Morenna

domingo, 6 de novembro de 2016

Impactos ambientais

Se estamos falando de impacto ambiental, não podemos deixar de falar o porquê dos estragos  que julgamos acidentes naturais.
                                       Não são naturais, são culposos e dolorosos.
 Se a população  não se conscientiza jogando "pequenos" lixos nas ruas sem pensar  que vão parar nos  bueiros e fazer grandes estragos mais adiante. 

E aquele famoso dito  “de grão em grão a galinha enche o papo” é verdade e dou fé, pois de lixo em lixo se forma uma enchente, transborda rios, causa  deslisamento e morte.
E as estatísticas  aumentam a cada ano, não só com esse tipo mais de muitos outros no mundo inteiro...


































Chega doer o coração cada imagem vista na TV e a culpa é de quem da natureza?
 Não!
A culpa é nossa, ou melhor, a culpa é de quem começa  jogando um simples papel de bala pela janela do carro ou ônibus e assim sucessivamente com  todo lixo.

Até os rios estão morrendo e então, sem perceber não enxergamos que a cada dia esta chegando a nossa vez se a água acabar de vez.

                                                                                                                                                                                                            (Imagens do Google)
                                                                                                                                   Mayala Morenna






Direitos?


Toda criança tem os seus, mas nem todas tem acesso ou pode recebe lo. 
Eles não pedem para nascer, mas acabam chegando em lares despreparados.
Poucos pais podem preparar a chegada de uma criança em casa, e esta sim, chega chegando trazendo alegria como um todo. 

Outras são consideradas acidente da falta de amor e preparo dos pais irresponsáveis e os resultados estão nas estatísticas. 
Crianças são mortas pelos próprios pais, outras são arremessadas Janela abaixo ou atraídas por um passeio seguido de morte.
Quanta crueldade...


Inocentes jogados em terrenos baldios como se fossem lixos. 
Nem animais abandonam seus filhotes, se colocarem um filhote do outro lado da rua a mãe espera o tempo para atravessar a rua e buscar o mesmo com a boca e o coloca em lugar seguro, junto com os outros.
 E no mundo animal  seja de qualquer espécie  é julgado como insano. Insanos são pais negligentes que põe a vida dos filhos em risco e se acham no direito de dar e tirar. 


O noticiário informa coisas inacreditáveis como, os jovens pais que maltratavam, batiam e queimavam com cigarro um bebê de apenas quatro meses que deu entrada no hospital com varias fraturas pelo  corpo.












Outras crianças dormem ao relento nas ruas adormecido pelas drogas, se afastaram da família e da vida, certamente passam mais tempo dormindo de dia e acordados na noite são os futuros filhos do crime se continuar vivo na mesma situação e se não se dão uma chance de sair fora enquanto há tempo com uma oportunidade de vida.
                                               Vida?                                                   
                                                                Que vida...

















Crianças precisam de comida sim, de carinho sim, de escola sim, de  religião sim  e cultura porque não,  mas precisam  ser respeitados como criança no seu tempo certo.
 

Esta difícil de sobreviver no mundo  para adultos de qualquer idade,  imagine para os pequenos desprotegidos de amor, casa e direitos.


E os direitos da criança  que amadurece cedo por não ter liberdade de viver sua  fase, a infância.



                                                     Infância? 
Esta palavra esta ficando por muitas delas esquecida...
 Criança sim, mas cada vez  com mais deveres que direitos, o de ser  feliz com tao pouco.  
                                                                                                                      (Imagens Google)

                                                                                                                       Mayala Morenna








quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Corujando


Já não preciso mais sair equipada com bebê a tira colo de um lado, bagagem e sombrinha no outro. Posso sair na chuva despreocupada  e sozinha,  andar na chuva me molhando porque a vida agora é só minha.
Já não preciso mais passar noites em claro ninando bebê mimado, hoje ninguém sabe se eu passo noites em claro com insônia   ou talvez tentando esquecer um pouco o passado. Passado este cheio de gritos pela casa me chamando ate me encontrar ou quando eu chegava da rua vinha correndo me abraçar.
Nunca pensei que ia sentir falta de tanta algazarra enfim...
Passei da fase de dar a mão para atravessar a rua e levar na escola, agora de longe vejo esta fase para outras mães. 
Já os filhos caminham sozinhos  e ainda assim andam bem de vagar e sem pensar na hora.

E o sentimento de falta que sinto  hoje certamente será sentido pelas outras mães que curte cada rizada gostosa  com o maior  entusiasmo tentando ver o futuro la na frente e já imaginando coisas sem hora na expectativa de vê-los formados e não se dão conta de que o tempo passa rápido e ainda assim  esperam  ansiosas  para os filhos crescerem.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Camaleão

Acho que algumas pessoas não mudam, se camuflam de acordo com a necessidade.
Eu não falo de você nem de mim especificamente, mas do ser humano em si...
Não precisa mudar tanto, basta se adaptar.Cada pessoa merece um jeito nosso diferente ou exige alguma coisa a mais da gente, e aí, é só observar se vale ou não a pena investir em transformações.

Mayala Morenna

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Porto solidao

Choro ao ouvir esta linda musica, lembrando da minha mãe que Deus levou... E é como se ela tivesse ido nesse veleiro e não voltou nunca mais.
E eu sou como uma criança no cais á espera do veleiro que nunca chega.
Vento vai e vem.
pessoas vão e vem.
E sempre no mesmo lugar, com o coração vazio e turbulento que nem o mar nem o vento acalma e não leva junto minha dor.
Mayala Morenna

Jessé

Porto Solidão

Se um veleiro Repousasse Na palma da minha mão Sopraria com sentimento E deixaria seguir sempre Rumo ao meu coração Meu coração A calma de um mar Que guarda tamanhos segredos Diversos naufragados E sem tempo Rimas, de ventos e velas Vida que vem e que vai A solidão que fica e entra Me arremessando Contra o cais Se um veleiro Repousasse Na palma da minha mão Sopraria com sentimento E deixaria seguir sempre Rumo ao meu coração

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Marias

Marias
Uma mulher que vivia cercada de sofrimentos pensando  que por Deus tinha sido esquecida, pois há tempos seu rosto não sabia o que era um sorriso.
Sempre viveu com sua mãe, uma mulher guerreira que  lhe ajudava em tudo dando forças e apoiando e assim caminhando juntas  na criação dos filhos, mas Deus pegou sua mãe  pelos braços e a levou consigo deixando a pobre mulher sem imunidade para enfrentar a vida.Era preciso prosseguir ninguém pode questionar as leis divinas, no entanto, um mês depois, ainda fragilizada com a perda e  preocupada com a filha aborrescente e rebelde que sempre  ia e voltava de casa envolvida com o tráfico de drogas  acabou deixando a família de vez...
La uma vez ou outra alguém dava notícia de tê-la visto em algum lugar, claro que não era o suficiente para tranquilizar uma mãe, mas só de saber que ela estava bem já deixava pelo menos trabalhar em paz. E em um dos momentos de lucidez a menina ligou para a mãe depois de saber da morte da avó e falou que queria voltar para casa e estava decidida e que desta vez seria diferente, estava disposta a mudar de vida trabalhando e ate seguindo uma religião.Ambas trocaram lágrimas e declarações. Assim que desligara o telefone com o coração apertado de dor ainda conseguiu sorrir ao imaginar a mudança repentina da filha que estará de volta no dia seguinte à noitinha assim que ela  ela chegasse do trabalho. Trabalho esse que assustava muitas pessoas a maioria das mulheres não suportaria, mas era preciso, a necessidade obriga muitos a não escolher a profissão.
Esta mulher por nome de Maria tinha conhecidas formadas em pedagogia e trabalhavam de doméstica deixando na gaveta o diploma mostrando claramente que a situação estava difícil pra todo mundo.Mara trabalhava na área da limpeza em um serviço pouco visado  ou desconfortável no Instituto Medico Legal,  apesar do lugar de ambiente sombrio e pesado pela falta de vida conseguia trabalhar normalmente e interagia com os colegas que além de respeita - la  admiravam tamanha  força . Bem cedo do lado de fora do patio onde tomavam  café e pegava um solzinho, todos perceberam um certo brilho no olhar que foi confirmado com a noticia da volta da filha que estará em casa assim que ela chegasse la e não via a hora. Contando os minutos não travam os olhos do relógio que convidava não só ela, mas todos  para o retorno do trabalho cada um com sua função.
A cancela abriu e mais um rabecão passou...
Os rapazes reclamaram com risadas “agora que chegamos vocês saem, por acaso ainda tinha sobrado algum café”. Era de praxe se cumprimentar com um toque de mãos nos meninos e um abraço nas meninas da limpeza e desta vez Maria fora ignorada por um deles o amigo mais íntimo. Não só ela percebeu, ninguém se atreveu a perguntar, ela pensou o que teria acontecido e acabou indo perguntar o que houve, talvez fosse mais uma das fofocas que sempre apareciam no trabalho. Ele deu um sorriso seco amarelo para os outros, mas Maria ele não olhou nos olhos nem cumprimentou se desviando dela que não entendia o descaso e ainda argumentou com um vocabulário inesperado perguntando para os demais:
Oque que é gente, eu tô cagada, tô mijada ou com alguma doença contagiosa? E mais uma vez foi ignorada.
Maria sempre foi uma negra linda, esbelta e vaidosa com seus cabelos com trancinhas  modernas lhe deixava ainda melhor, nem aparentava ter 36 anos, mas apesar de jovem fugia de qualquer relacionamento, não só por falta de interesse ou tempo, mas não tinha cabeça pra isso depois de se separar do marido que  bebia e a maltratava isto não era motivo para um colega desviar-se dela.Maria o sacolejou pelos ombros insistindo que olhasse para ela ou falasse alguma coisa e ele finalmente olhou em seus olhos com os dele avermelhados e lacrimejados disse:
“seja forte minha amiga, sei que a vida não tem sido fácil pra você, mas...acabei de recolher o corpo da sua filha no beco da luz”. E ela não se manteve forte, desmaiou ali mesmo e foi amparada pelos colegas que chamaram o medico legista de plantão, o único para dar uma olhada e assim que se recuperou tomou folego e os acompanhou ate o gavetão onde estava à menina de apenas dezessete anos. Foi morta com mais ou menos cinco tiros, mas nenhum atingiu o rosto de um jeito que pode ser reconhecida por todos logo após o assassinato e assim  puderam agilizar com os procedimentos legais .
Três dias depois...
Maria tentava levar uma vida normal após a licença do luto, ou dos lutos, já que agora já não era uma e sim duas percas e ainda não estava totalmente apta para o retorno seguida de uma depressão, havia pendencias em sua carga horaria ate então entendida  e aceita por todos ja que resolveram ajudar  na medida do possível.
Ela  contou parte da sua triste historia mostrando  os documentos como RG, CPF e carteira de trabalho da filha e ainda com olhos chorosos  e molhados já estava novamente na luta.Na  quase quilométrica fila do presidio da gameleira onde era esperada sua vez para entregar pertences do seu único filho de 19 anos que foi preso no escadão  perto de casa juntamente com outros rapazes que certamente não estavam rezando, mas João estava sem documentos no momento e junto foram encontrados  armas e drogas. Há que diga que João era inocente, estava no lugar errado e na hora errada, porem, se estivesse em casa consolando sua mãe que por tanta tristeza tinhas olhos fundos de três noites sem dormir. Claro que abraço não ia trazer sua irmã de volta, mas abraço apertado de quem amamos ameniza dores e isso é fato confirmado em pesquisas feita de boca a boca de outras mães em desabafos e relatos de uma para a outra.
A mãe de Maria também era uma Maria, e a filha de Maria também era outra Maria, porém, Clara.

                                                                                                                         Mayala Morenna

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Amor de dentro pra fora



Ficar sem você é inexplicável, mas vou tentar...
O seu abraço me faz tanta falta.
 Ele supre todas as minhas necessidades e me imuniza de tudo. E é como uma capa protetora e não me deixa  ser atingida por nenhum tipo de contaminação.
E é assim que me sinto dentro dele, do seu abraço.
Só nele  sinto me longe do mundo ou fora do mundo, porque você é meu mundo.
 E alguns minutos imersa  limpa de mim qualquer imagem real da minha mente, realmente o seu abraço representa muito pra mim e posso sentir o mesmo de você quando me aperta o máximo que pode quase me quebrando os ossos e gemendo de um prazer diferente, nao um gemido de dor, mas como se o meu abraço te tirasse a dor do mundo la fora e assim vice e versa.Abraço nosso na rua, na chuva e a olhos vistos e por nenhum entendidos.
Não sinto falta de mais nada na vida a não ser do seu abraço e a falta dele chega me doer por dentro.
Beijos, sim, são importantes também, pois os seus me fizeram  esquecer todos os outros, parece que nunca existiram ou não tiveram importância alguma que merecesse ser  por mim lembrado  ou foram por mim esquecidos completamente assim que os seus lábios tocaram os meus pela primeira vez.
 Quando me olha parece um raio-X, me conseguem ver por dentro e  sinto que a energia que vem de você pra mim é verdadeira e o resto não me importa...
É como um amor maior “Com um amor de corpo inteiro, amor de dentro pra fora” um amor que nenhum de nos conhecia.
Eu quero ficar só
Mas comigo só eu não consigo
Eu quero ficar junto
Mas sozinho só não é possível, Jota Quest.
 Então me diz como ficar longe de alguém que só me faz sentir assim... Tao eu, tão bem e  merecidamente vivemos para o nosso bel prazer de nos amar e amar nos nossos incontáveis abraços  e ninguém jamais poderá intender.


                                                                                                                                 Mayala Morenna.

domingo, 10 de julho de 2016

No peito e na Raça



Lamentável  há séculos passamos da época da escravidão e ainda sofremos racismo e preconceito, sendo que debaixo da pele somos todos iguais.
 E podemos passar pelas mesmas coisas em situações diferentes, mas no final acabamos no mesmo chão.
Eu sempre me orgulho de  ter nascido de uma mãe negra e foi a melhor coisa que me aconteceu na vida, ter tido a chance de ter nascido dela.
E tem mais...
Se eu pudesse escolher nascer de novo, novamente queria ter a mesma família se mil vezes voltasse ao mundo, voltaria na pele de uma negra, aguentaria surras e chibatas no peito e na raça e morreria pelo meu povo, NEGRO.
                                                                                                                       Mayala Morenna

quinta-feira, 9 de junho de 2016

O preço

Cometer
                  erros é fácil
                                        difícil 
                                                   é pagar por eles...
E pagamos de alguma forma.





Às vezes com a famosa consciência pesada que nos tira o sono, a paz.
 Outras vezes  depende do código, do preço, com  a liberdade ou ate mesmo com a vida.
Só o tempo se encarregara e  vale lembrar que ainda que vivesse  um  século o erro ou o preço pago  jamais seria esquecido, mas Deus, o único que perdoa inteiramente independente da situação seja la qual for.Nenhum julgamento doí mais que o juízo final, uma lagrima dele que cai em cima da gente e fere onde olhos humanos nao conseguem ver nem curar.
Ele é o juiz.
Da sua consciência, então vá direto ao ponto, ou seja, direto na fonte. Peça perdão ao intercessor  e tente não pecar mais,  pelo menos pelo mesmo ou novo  motivo.
Vá e nao peques mais!João 8:10-11
 Somos humanos e falhos, e reconhecemos que mesmo sendo difícil melhor seria se fosse  vigilante consigo mesmo. Se policiasse no maximo se possível, você não precisa de testemunhas para os seus arrependimentos...
É só entre você e ele. Repita para si mesmo quantas vezes for preciso que, você é capaz  de resistir. Admita que precisa sim exclusivamente do perdão dele.
Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugira de vos. Thiago 4:7


                                                                         

                                                                                                          

                                                                                                    Mayala Morenna

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mulher


Mulher
Embora não pareça pelas suas atitudes magistrais inigualáveis elas não nascem mulheres, fortes e preparadas para tudo, elas  nascem  meninas, e desde cedo aprendem a cuidar  da família através do incentivo de bonecas como se fossem bebes e aprendem a ninar, dar banho, trocar fralda e dar mamadeira e porque não ao invés de ensinar tudo isto,  incluir também nos  ensinamentos  a trocar torneiras.
Ao invés de ensinar a limpar o fogão, fosse também ensinado a trocar o botijão, por exemplo.
 E ao invés de ensinar a pequena a  andar de salto, ensinassem defesa pessoal,  a se defender do próprio homem em si e por que não dos assaltos da vida que chegam de surpresa.
Desde pequena é instruída a ser frágil, a esperar que os outros façam por ela e não a se virar não só como toda mulher, como a mãe, mas também como  o pai dela.
Tudo bem que faz parte da vida, mas não como antes, antigamente, agora elas ganharam um espaço maior em quase tudo e  na real para ser exata precisa ser em tudo e começando em deixar de carregar o nome de frágil, pois de frágil a mulher só tem a sua  feminidade, única, no resto   é muito capaz e mais macho que muito homem por ai.
É base, consegue segurar todas as  barras da vida e não são poucas.
 É chefe de família, se vira como pode e consegue ser dois em um.
É trabalhadora, não só por necessidade, mas por mais uma conquista, por amor ao trabalho.
Todo homem  precisa de uma mulher, para  nascer, para aprender  e para viver  em um mundo que engole  desprotegidos, pois todo homem seja la quem for veio de uma mulher.

                                                                                                                                      Mayala Morenna
                                                                                                                          (Imagens do Google)

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Chorando



Nem em dias de chuva posso mais sentir aquela preguiça boa, você não esta aqui para ficarmos atoa juntos.
Hoje não tenho você para  impedir que alguém estrague o meu dia  e não tenho mais sua boca pra gastar energia me beijando.
Eu só queria te lembrar que aquele tempo eu não podia fazer mais por nós, nada fiz e você foi...
Você estava errado e eu  não tinha que te perdoar, e quem é o certo, não somos Deus.
Mas você não Ficou comigo e então me abandonou, não eu não posso acreditar que você partiu.
Se Alguém me perguntou como é que foi meu dia? Não, ninguém.
Nenhuma palavra amiga, nenhuma notícia boa, mas  isso faz falta no dia a dia por que a gente nunca sabe quem são essas pessoas.
Mas também queria  te mostrar que existe um lado bom nessa história ainda podemos compartilhar canções...
 Vivendo e  cantando , não importa qual seja o dia, mas vamos  sim viver e porque não vadiar o que importa  mesmo é nossa alegria.
Sei que você esta bem onde esta, mas sinto tanta a sua falta, eu poderia te dar o melhor abraço, poderia deitar no meu colo e com um simples cafuné o faria esquecer que era adulto e que tinha problemas como todo mundo.
Voaríamos juntos na imaginação sem asas e poderíamos ser quem quisermos em cima de um skate, mas você não esperou por mim e faltava pouco pra estar bem perto eu seria a mulher que procurava nos seus sonhos e talvez tenha procurado por mim sua vida inteira.
Hoje estou feliz porque eu sonhei com você e ontem,  hoje e amanhã posso continuar chorando por não poder te ver , mas o seu sorriso valia sim muito mais que um diamante e se  tivesse vindo comigo, aí  iríamos adiante com a cabeça erguida e mantendo a fé em Deus.
E o seu dia mais feliz poderia ser o mesmo que o meu, mas...
A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir.
Oh,  eu não sou  gata, mas moraria nos seus sonhos todo dia e se eu pudesse, eu ia estar com você, mas ainda não é hora.
Por isso eu canto minha vida com orgulho de ter ouvido sua voz com melodia, alegria e barulho.
Eu sou feliz sim, mas nem rodando o mundo te acharia de novo.
Eu sou correria, sou dama, mas você não era tão vagabundo, era um rei e os reis também erram e você errou fugindo de tudo, fugindo do mundo, da vida...
Mas hoje dou valor de verdade pra minha família, saúde e liberdade.
Foi bom ter  te encontrado nessa cidade ou nesse planeta chamado terra, somos todos mortais pecadores.
Esse brilho do sol intenso me lembra você com história, nossas histórias e nossos dias de luta, dias de glória.
Hoje estou feliz, sim acordei com o pé direito e estou viva e eu vou fazer tudo de novo  e desta vez  vou fazer muito bem feito com sintonia, Telepatia e comunicação pelo córtex boom bye, bye.
Todo dia uma nova lagrima de um choro velho.
Voce deixou saudade, mas quero te ver outra vez, quem sabe um dia!
I Love you  forever...   
Quem ama nunca esquece e seu nome ta gravado em meu coração Alexandre Magno Abraão Chorão .

                                                                                    “ Charlie Brown  Jr”

                                                                                                                                    Mayala Morenna

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A pedra



"Aguá mole e pedra dura, tanto bate ate que fura"
Embora seja  difícil se identificar como uma pedra,  normalmente ela  fica parada no mesmo lugar, dependendo do tamanho pode ate ser retirada para alguma utilidade do contraio, fica ali esquecida.
As maiores  por muitos são apreciadas, outras se tiver a sorte de estar as margens de algum rio poderá sentir o fresquinho dia após dia e apesar de tão dura, será deformada, não de  simples deformação, mas  sim ganhando forma, ou seja,  deixando aquele  fardo de ser simplória ganhando posto de uma pedra diferente...
Ninguém é igual a ninguém, somos todos diferentes, nem as pedras são iguais somos como as pedras.E fomos colocados no mundo para ser retirados do lugar para ocupar outro ou ganhar forma em  algum lugar.
Mas quando deixamos o nosso interior de lado, calado e parado, voltamos ao nosso momento pedra.
Quando dormimos  ficamos no momento pedra , mas quando sonhamos, ganhamos gotículas de água que vão nos regando na dose certa nos transformando para no dia seguinte acordar.Acordar com um novo formato, renovada á espera de novas gotas macias que não consegue ser retida nas mãos, mas que  rompe barreiras de pedras com apenas a força de vontade.
Como pode uma frágil e inofensiva  gota furar grandes  buracos e formar lindas grutas sempre com novas gotas e assim sucessivamente.
E então se nos deixar levar pelo momento pedra e pararmos no tempo sem querer fazer nada por nos mesmos  muito menos pelo próximo, mostrando que o momento pedra esta ocupando  a maior parte da nossa ciclo de vida.
Mexa se!
Deus não te fez para ficar assim, parado.
Ele não te fez pedra, te fez gente.

Mayala Morenna

domingo, 24 de abril de 2016

Ser mãe



Fazer um filho é muito fácil, na verdade, não precisa de nome, CPF e endereço, basta duas pessoas sentir o mesmo desejo,  desejo esse que acaba em minutos, porem  uma das partes pode carregar a simplicidade de uma lembrança pela vida toda e uma das partes com certeza é a mãe.
Mãe não dorme, descansa os olhos e é só ate o choro do filho chegar ao subconsciente chamado ouvido e dependendo do dia certamente passara horas embalando o pequenino na expectativa que acalme logo e assim o tempo passa  e ela acaba cochilando  de pé ou onde tiver e percebe que o dia amanheceu ai sim,  olheiras marcam seu rosto sereno  enquanto o bebe dorme tranquilo, já a mãe pobrezinha até cochila em qualquer lugar, as vezes de pé, mas se junta os trapos e vai a luta continuando os afazeres que não são poucos.
Muitos não entendem porque às vezes uma mãe anda desleixada e o bebê fofinho, cheirosinho e arrumadinho. É simples, ela mal tem tempo de se olhar no espelho e  quando vai tomar um  banho sagrado e merecido sempre é despertado pelo aviso de um choro que parece falar; 
Mãe acordei!
E roupa nova então nem pensar o importante é que o filho esteja apresentável. Ela passa em frente às vitrines namora a roupa que não poderá comprar as fraldas lhe consumira e todo o orçamento da casa vai para o lixo, fraldas trazem um numero incontável, mas necessário.
Chega certa época da idade dos filhos nem batom a mãe tem ou usa ou nem se lembra de passar e o cabelo, ah esse usa sempre o famoso rabo de cavalo ou um coque e pronto, ta pronta para ir onde for preciso. 
Enquanto a mãe passa por tudo isto e mais um pouco alguns pais, a maioria deles ou pais aventureiros por exemplo, estão as soltas por ai espalhando suas proles sem qualquer responsabilidade. Quantos filhos esses humanos machos podem fazer no mundo em apenas nove meses, não da nem pra contar, então tem que ser muito bem pensado antes de sair  fazendo  filho por ai. Ter filho deveria ser um planejamento a dois, mas  quando isso acontece por acaso só uma das partes  cumpre  seu papel  de cuidar ate o fim.Na maioria das vezes, a mãe.
 Fazer um filho é fácil?Sim com certeza, mas mãe, mãe de verdade  mesmo é a coisa mais prazerosa, porem uma  das tarefas  mais difíceis do mundo.
   Mayala Morenna

(Imagem Google)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Temporão



Temporão
Normalmente os ipês amarelos florescem  mais ou menos de julho a setembro, depende da chuva, se chover bastante eles aparecem para alegra nossos olhares.Pelo menos os meus que saio buscando um a um, sei qual é amarelo só de ver e mesmo se não tiver nenhuma folha ainda assim sou capaz de identifica -lo.
E por ai vou olhando devagar a espera de ver um novo galho brotar e são tantos que me perco contando. Dizem por ai que são todos meus, que Deus os fez exclusivamente para mim, para alegrar meu coraçãozinho triste e sabe quem andou espalhando isso?Eu.
No primeiro dia de trabalho avistei três deles na rua como boas vindas e para minha surpresa na portaria tinha mais dois pés e eu olhei para cima e sorri, maravilhada, ainda que não tivesse  flores estava bem verde cheio de folhagens,  percebi que as sementes vazias ainda estavam penduradas nele e  mais de perto vi brotinhos, daí então todos os dias quando chego na rua toco gentilmente em  cada uma arvore e assim meu dia segue.Hoje quando eu ia embora mal sai na portaria  apressada para ir para casa vi um sinal de Deus para mim, algo caiu da minha arvore na minha frente praticamente me obrigando a olhar e  era uma florzinha amarela. Abaixei-me para pegar e realmente era do ipê que me fez perder alguns minutos para analisar cada galho  como se eu fosse uma louca a procura de mais um sinalzinho amarelo e la estavam elas, três flores do ipê temporão  para alegrar o meu dia em pleno mês de abril.Quem passasse e me julgasse como louca de fato estaria certo, sou louca mesmo, não louca de pedra, mas louca por ipês, mas só os amarelos me atrai.
Quem diria...


                                                                                                                          Mayala Morenna






terça-feira, 19 de abril de 2016

Indignação


Estamos vivendo uma crise  por causa da politicagem no Brasil com desemprego, alta dos preços que causam queda na alimentação, porque no bolso, já não sobra nada.
Após árduos trinta dias de trabalho depois de enfrentar fila e pagar as contas ainda conseguem sair do caixa com um ar aliviado.Pessoas honestas se sacrificam  e muitos ate se alimentam mal, mas dormir, ah, esse dorme de consciência tranquila com a ficha limpa.Nem todos podem fazer o mesmo.
Já outros, alem de não trabalhar arduamente não espera trinta dias para receber o salário misero, quero dizer, salário mínimo e não fica em fila para paga conta alguma, não sofreu queda em seus orçamentos domésticos, certamente não deve colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.O sono deve demorar chegar com a famosa consciência pesada não só pelo que andam  fazendo com o povo, mas, pela vergonha de ver seu nome estampado nos jornais como corruptos ou  golpistas, cada um nomeia como quiser, mas na  mídia não  fala claramente, mas o povo chama carinhosamente de ladrões, já que tiram da boca do povo para engordar suas contas bancarias com o suor alheio.
Pobres trabalhadores, a maioria que alem de receber um salário, espera que o  mesmo chegue em dia, porque quando atrasa “com a crise” as contas atrasam junto e o salário não vem com juros, as contas sim.
Com a crise muitas coisas deixaram de ser prioridade perdendo apenas para o arroz e feijão, esse sim  mesmo pela hora da morte não pode faltar. Nao poderia, mas falta em muitos lares e faz falta não só na barriga vazia dos filhos que dói de fome e faz coração de pai e mãe  entristecer e com lagrimas silenciosas na madrugada.
Antigamente...
Ao ouvir o hino nacional arrepiávamos antes mesmo de iniciar a musica e ao colocar a mão direita no peito em sinal de respeito a nossa pátria amada, no dia de  hoje 17 de abril ao ouvirmos o mesmo sentimos  um vergonhoso aperto por ser brasileiro, por ver o Brasil  se afundando e nos, o povo sem poder nada fazer  para melhorar.Estamos a mercê dos votos dos engomados, um derrubando o outro para colocar um dos seus no poder para exercer seu reinado com puxa-saquismo.
Nao podemos pagar para ver, temos os desprazer de ver  gratuitamente e  obrigatoriamente ferindo nossos olhos e ouvidos com sandices. Com mentiras que um dia é descoberta por completo, mas sempre haverá mais mentiras que verdades.
E esse tipo tem preparado maquiavelicamente o seu espírito manipulador e enganador com um ou outro no senado sucessivamente aprovando leis que sugam o suor do povo de qualquer classe que não seja compatível à deles.
Sabe por que o povo sofre com estas decisões?Porque não tem opção, mas o Brasil não pode ficar a deriva não!
 Precisamos ser conduzidos por alguém sim com certeza, mas por alguém que olhe também para  o povo e não para o próprio umbigo.
E aquele decoro todo, sem ofender verdadeiros  palhaços de cara pintada, realmente foi  uma palhaçada desnecessária,  não fomos  pagos para ouvir:
“Pelos ossos da minha vozinha mortinha, ou por Tiradentes ou qualquer outra figura, bastava dizer sim ou não e votar e era esta  a ideia.
Foram os SIMS mais falsos que já ouvi em toda minha vida.

                                                                                                                      Mayala Morenna








terça-feira, 5 de abril de 2016

Peraltice



 O que a menina faz no banheiro que faz todo mundo do lado de fora entrar em desespero.
Em ouvir gargalhadas do nada em lugar sem nada, mas é mais ou menos assim...
Olhos estatelados e eufóricos de alegria de estar só, sem ninguém para reclamar nem repreender.
Ninguém por ali ou por aqui  em fim, SOS.
E então de pé meio curvada, como um bêbedo ensandecido, meio troncho, não se sabe se mira ou erra, mas vê  o liquido quente e barulhento caindo no lugar certo.
E assim em meio ao riso, já não mais indeciso, a menina concretizava mais uma peraltice, fez o numero um (xixi) de pé, como todos os meninos, porque não!Uma vez na vida e na hora do banho pode ser divertido.
E ai vem à pergunta;
Responda-me  com um olhar suspeito ou  um sorriso amarelo e que atire a primeira pedra  se por ventura uma mulher nunca teve a curiosidade de realizar esse malicioso e secreto desejo.
Eu confesso!

                                                                     Mayala  Morenna


segunda-feira, 4 de abril de 2016

En el punto correcto


Mujer madura que ya no es ninguna marca nueva, pero, de hecho, una mujer con una experiencia de vida que no fue adquirido de un día a la noche.
Ella trata de ocultar lo que pueden las líneas de expresión facial, por ejemplo, e incluso obtener por algún tiempo, pero llega un momento en que ya no hace la diferencia, lo que sea ...
Ella no tiene más que la piel sedosa y que escultural cuerpo antes de que no se puede comparar, pero que oculta detrás de la ropa, marcas de tiempo del pasado.
Su cabeza no se detuvo en el tiempo, fotos antiguas, evolucionó y cada día se hace aún sabe. Preparados para comprender y valorar, sino que también es capaz de tomar venganza sigilosamente si es necesario, pero sólo si es necesario o vale la pena pensar antes de que suceda, mejor no pagar para ver.
 La mujer madura es como un camaleón cambia cuando se quiere, sólo depende de la ocasión y allí, pero su interior es irreconocible, aún mejor es el uso y abuso de la sinceridad.
Mujer madura, ya no se elija a un hombre por la belleza física, ella elige el toque interior que se siente como un beso en un abrazo dado y recibido ...
Ya no se piensa en el sexo en el primer lugar en la relación antes de que llegue esta comunión que pocos conocen y sólo se dio cuenta de las horas exactas de dedicaciones diarias y espontáneas o por medio de un simple olhada.Olhada saber cada sonrisa y la sensación de estar protegido, seguro lo saben, algunos Nombre es lo que quiere, pero me llama todo por amor.
Mujer madura que ha cambiado, su piel no tiene que la elasticidad que ni mejorar cremas importadas podría luchar un pequeño vaso aquí y allá, una cresta aquí otra que no disminuyó en absoluto posterior de su mujer, una y única mujer.
Aún así cualquier edad atractivo, debe ser admirado por ciertos ojos, sinceramente.
La mujer madura es capaz de transmitir los deseos, y conquistar a un hombre de amor, no cualquier hombre, pero uno que fue echado, preparado por Dios para llegar en el momento adecuado, no era de esperar, pero en el momento elegido y enviado por él.
La mujer madura es delicada, pensar antes de hablar para no herir, ella sabe que tiene dos oídos y una boca, es decir, observar más y hablar menos, ya que tiene que mirada misteriosa, esto siempre intrigante, no con sus amigos, pero con sus neuronas.
Mujer madura que no se siente tan celoso como antes, ella sabe esponja de tus pensamientos realmente la pena.
Mujer madura que no se siente disminuida para ver a otra mujer hermosa a su lado, están por todas partes, cada una con una belleza diferente, un carácter diferente, el papel de composición diferente. Cuando esta mujer tiene una mente madura se siente seguro y no tiene a nadie con grilletes invisibles, prefiere dejar que su amor libre para volar vida y siempre aterrizando en el mismo lugar.
La mujer madura está siempre en el lugar correcto para hacer que el hombre que merece el hombre más feliz.

Mayala Morenna

Sul posto a destra



 La donna matura è no è no pollo primavera, ma in realtà una donna con una vita così esperienza che è stata acquisita da un pernottamento. Lei tenta di nascondere che può affrontare i segni di espressione, per esempio e per ottenere per qualche tempo, ma arriva un momento che non fa alcuna differenza, qualunque sia... Lei non ha più quella pelle setosa e corpo scultoreo prima che non si confronta, ma si nasconde dietro i vestiti, tempo, segni del passato. La testa non si è fermata in tempo, in vecchie fotosi è evoluta e ogni giorno diventa ancora più sapere. Preparati a comprendere e valore, ma è anche in grado di sneak vendetta se necessario, ma solo se è anche la pena di pensare prima che accadesse, non per vedere meglio. La donna matura è come un camaleonte, cambia ogni volta che volete, dipende solo dall'occasione e quindi al suo interno è irriconoscibile, ancora meglio è quello di uso e abuso di sincerità. La donna matura, non si sceglie un uomo per la bellezza fisica, lei sceglie dato e ricevuto. Lei non pensa al sesso in primo luogo nel rapporto prima che arriva la compagnia che pochi sanno e si è notato solo nelle ore avete bisogno quotidiani e spontanei dediche o attraverso un semplice sguardo. Senti per conoscere ogni sorriso e la sensazione di essere protetti, Cassetta di sicurezza, alcuni il nome quello che vuoi, ma io lo chiamo amore tutto. La donna matura è cambiato, la pelle non ha tale resilienza che potrebbero reagire anche le creme migliora Qui esso non è diminuita affatto sua moglie, donna suola. Ancora sexy qualunque sia l'età, ha bisogno solo di essere ammirati dagli occhi, sinceri. La donna matura è in grado di trasmissione desideri e un amore dell'uomo, non da alcun uomo, ma che esso è stato modellato, preparata da Dio per arrivare al momento giusto, non in attesa, ma al momento scelto e inviato per lui. La donna matura è delicato, pensare prima di parlare non far del male, lei sa che ho due orecchie e vale a dire osservare più e parlare di meno, c'è quello sguardo misterioso, questo sempre brainstorming, non con gli amici, ma con i tuoi neuroni. La donna più anziana non si sente così gelosa come prima, lei sa come arrivare dal sacco della tua mente che vale davvero la pena. La donna più anziana non si sente diminuita per vedere un'altra bella donna al suo fianco, ce ne sono dappertutto, ognuna con una bellezza diversa, un personaggio diverso, un carattere diverso è parte. Quando questa donna ha la sua mente matura si sente al sicuro e non invisibile, preferisce lasciare il suo amore per il volo libero di vivere e di atterraggio nello stesso posto. La donna matura è sempre nel posto giusto per rendere l'uomo che merita l'uomo più felice.

Mayala Morenna