domingo, 27 de julho de 2014

Antigamente


Antigamente não se tinha preguiça de hoje, ou a comodidade de hoje.
Antigamente não se tinha em casa um banheiro, havia um pequeno biongo do lado de fora isolado da casa onde poderiam  fazer suas necessidades, e apesar de estar longe dela, mantinha se limpo o tempo todo, não entendo porque ficava do lado de fora, deve ser pelo odor, bem pensado eu diria, é  mesmo desagradável.Na roça, por exemplo, sem energia elétrica e sem vizinhança na escuridão muitos usava o famoso banheiro ao céu aberto, o mato e alem do medo, rezavam para não pegar por engano uma folha de urtiga, mas isso era muito antigamente mesmo.
Quem vivenciou sabe e quem não viu certamente já ouviu falar... 
Hoje em dia, o nosso querido e solicitado banheiro facilitou a vida de todo mundo, no entanto, muitos têm preguiça de usar o rodo  e deixa ló seco, ou simplesmente apertar o botão da descarga sem pensar que seria desagradável aos olhos próximo visitante, SURPRESA DESAGRADAVEL ou ate mesmo acertar o papel na lixeira, exceto se for daquela de pedal.
Antigamente, carregavam uma bacia de louça pra lavar bem pesada na cabeça a caminho do rio e não era tão perto assim e no vai e vem das águas sobrava tempo para bater papo, é  mole. Hoje em dia a pia ta ali, diante dos olhos de cada um e ninguém se importa em ver a louça suja saindo pela culatra, a não ser quando precisa de uma e lava apenas aquela uma do uso á espera  que terceiros façam o serviço.Que papelão!
Antigamente, roupa suja também se lavava no rio e nem por isso deixava de ser desagradável, pois as lavadeiras ainda cantavam. Hoje  quem canta e dança é a maquina de lavar que faz todo ou quase todo o serviço e sonho de todos é  que as próprias fossem sozinhas para o varal, depois se dobrassem e se enfiassem sozinhas uma a uma no armário como num passe de mágica...Não posso negar que seria mesmo uma beleza!
Antigamente foi há muito tempo... Hoje estamos atualizados, no entanto, devemos  expulsar a preguiça ou um pouco da comodidade e dar lugar a um novo tempo de coragem para fazer nossas obrigações diárias.
Antigamente ou não continuamos usando as mesmas coisas, com as mesmas necessidades, mas com o beneficio da comodidade.


                                                                                                                 Mayala Morenna

Nenhum comentário:

Postar um comentário